Top 5 conteúdos de 2015

Quem gosta de assuntos relacionados à Comunicação, Publicidade, Design e Marketing Digital facilmente se identifica com o nosso blog, que é alimentado com todo o carinho para inspirar e orientar empreendedores, companhias e estudantes sobre estratégias ligadas a essas áreas.

Como nos anos anteriores, em 2015 uma leva de posts foram publicados abordando questões como planejamento, comportamento nas Mídias Sociais, criação de marcas e, claro, os projetos desenvolvidos pela agência.

VEJA TAMBÉM:

Entre os conteúdos mais acessados pudemos observar um forte interesse a respeito de  tendências, Black Friday, SEO e mitos na Publicidade (uma série bem bacana que desenvolvemos). Veja a seguir a relação do top 5.

5 previsões e expectativas para a Black Friday 2015

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Em um ano tão apertado quanto 2015, ações como a Black Friday (27/09) caem como uma luva. Só basta saber se preparar para a ocasião.

5 tendências de Web Design para os sites em 2015

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O que você mais gosta em um website? Carregamento rápido, informações objetivas, visual bacanudo? Bem, certamente há uma lista de requisitos que você, como usuário, valoriza, ainda que não tenha total consciência para listá-los. No entanto, é essencial identificar esses fatores quando você mesmo tem um site, quando sua empresa o utiliza para se lançar ao mercado e marcar presença na internet.

5 grandes tendências para o Marketing em 2015

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Sua marca está investindo em Marketing de Conteúdo? É bom que ela esteja bem alinhada com as diretrizes dessa estratégia, porque em 2015 não vai se falar em outra coisa mais relevante para a comunicação das empresas no cenário atual.

Sites não otimizados para celulares perderão espaço no Google mobile

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A grande notícia da semana, para quem é ligado em Marketing Digital, não poderia ser outra se não a atualização do Google no algoritmo que ranqueia os seus resultados de buscas no ambiente mobile.

Os mitos que rondam o universo da Publicidade

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Se quiser ter sucesso mesmo, precisa anunciar na TV. Esse negócio de Mídias Sociais só funciona para empresas grandes. O E-mail Marketing está morto. Agências maiores são melhores do que as pequenas.

Está curioso para saber mais, né? Então, é só continuar acompanhando nossas atualizações para conferir o que 2016 nos reserva. Vamos juntos!

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Categoria: Marketing de Conteúdo

Vem pra festa, é Natal!


E então, animado para as comemorações?

Agora é hora de relaxar. Nada de trabalho, por favor! Tem um bocado de gente querendo a sua presença. Assim, substitua as planilhas por abraços, sorrisos e, claro, aquelas deliciosas ceias de Natal. Tudo fica muito mais gostoso com uma boa pitada de união.

Vamos lá, deixe essa gravata de lado e vem pra festa. Está todo mundo te esperando! Mas lembre-se: é uma festa de aniversário, portanto, traga os presentes…

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Categoria: Equipe Fósforo

Quem utiliza o Twitter no Brasil? Veja perfil dos usuários em infográfico

perfil-usuario-brasileiro-twitterFonte: New York Sport.

O Twitter é uma mídia pertinente para a comunicação/divulgação do seu negócio? É uma ferramenta válida para enriquecer seu Marketing Digital?

Então, vale a pena ficar por dentro do recente estudo divulgado pela rede. Intitulado “#QuemUsaOTwitter?”, o levantamento se aprofunda em dados que revelam qual é o perfil dos usuários brasileiros, incluindo características demográficas, atitudes, interesses e outras informações relevantes.

O material vem reforçar a atenção da empresa ao mercado do Brasil juntamente com a declaração de que as marcas devem ter mais espaço para explorar os recursos da plataforma com novidades como o Moments, lançado no país pouco tempo após sua estreia nos Estados Unidos.

Tópicos e dados mais expressivos

Os resultados da pesquisa foram compilados em um infográfico com 6 tópicos. Neles, os dados mais expressivos foram:

1. Perfil Demográfico: Homens são a maioria, constituindo 58% dos usuários. As faixas etárias 25-34 e 35-44 são as maiores utilizadoras do serviço, representando 22% cada uma. 39% do público são casados. 94% participam das decisões de compra.

2. Atitudes: Com relação a produtos e marcas, 85% gostam de testar novos produtos. Já ao que se refere a outros tipos de atitudes, 89% querem continuar desenvolvendo novas capacidades ao longo da vida.

3. Maiores Interesses: 79% se interessam por filmes.

4. Uso de Internet Móvel: 83% usam o smartphone para acessar a internet.

5. Televisão: 98% assistem TV todos os dias e 2 em 5 usuários buscam produtos que viram para comprar.

6. Usuários do Twitter Frequentemente Expressam Opiniões: 1 em 2 falam/opinam sobre filmes.

Infográfico #QuemUsaOTwitter? completo

Clique na imagem para ver na íntegra.

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Fontes: Adnews, Notícias ao Minuto.

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Categoria: Mídias Sociais

5 mitos sobre logotipos

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Vai criar ou remodelar sua marca? Então você precisa pensar seriamente sobre como será o seu logotipo. Cores, formas, símbolos e letras, tudo deve colaborar para identificar rapidamente o seu negócio, independentemente do suporte ou mídia em que ele aparecerá.

Entretanto, dar luz a esse elemento imprescindível da Identidade Visual não é uma tarefa assim tão simples. Tanto que é muito comum as empresas ficarem “paralisadas” diante de inúmeras dúvidas, como: será que a ideia principal está clara?; não seria melhor usar apenas um símbolo?; aposto no colorido ou no monocromático?

Tem um monte de gente querendo opinar sobre o logotipo alheio e, em geral, gente despreparada. Isso pode confundir e gerar inseguranças que só atrapalham o processo de criação. Quer dizer, buscar referências, fazer pesquisas e conhecer o que as pessoas pensam é sim muito importante, porém não como uma coleta de dados desordenada, sem objetivos claros. Métodos e técnicas são essenciais para se atingir resultados satisfatórios.

Se você deseja “chegar lá”, é bom ficar atento para não cair em algumas conversas furadas…

1. A funcionalidade deve estar exposta

mitos-logotipo-starbucksConhece essa imagem aqui do lado? Sim, é da rede de cafeterias Starbucks. Mas considerando apenas o “desenho”, seria possível compreender que se trata de uma companhia que serve cafés?

Pois é, relaxe! O seu logotipo não tem de ser uma explicação literal sobre o que o seu negócio é ou faz. Em outras palavras, ele não precisa ser meramente denotativo e objetivo. A criatividade impregnada de significados é bem-vinda!

Veja também o logotipo da Coca-Cola. Não há nenhuma latinha de refrigerante, nem uma garrafa com líquido negro presente. Em compensação, essa simples marca tipográfica é reconhecida em qualquer parte do globo.

2. Sem símbolo não existe “logo”

Vamos continuar com os mesmos exemplos já citados. No “logo” da Starbucks temos um símbolo mitológico, relacionado ao mar, ao mistério e à sedução. Trata-se de uma sereia escandinava de duas caudas, que remonta ao início da empresa, quando ela ainda estava intimamente imersa na cultura marítima do café, mais especificamente da região portuária de Seattle, WA, EUA.

Legal. Mas, e quanto à Coca-cola? Como é bem evidente, não existem símbolos ali, apenas uma tipografia estilizada (letras), o que em nada diminui o seu poder de fixação/reconhecimento na mente das pessoas.

Portanto, meu caro, não tem uma regra exclusiva e inflexível. Seu “logo” pode ou não ter um símbolo agregado, conforme sua relevância conceitual.

3. É preciso ser atemporal

Não, seu logotipo tem de ser memorável, mas não obrigatoriamente atemporal. Os anos passam, o mercado se transforma e o público acompanha essa evolução. Portanto, não é necessário se preocupar em criar algo para toda a posteridade. No decorrer do caminho alguns ajustes e melhorias serão indispensáveis para manter a saliência da sua imagem nos novos cenários.

4. Quanto mais colorido, mais chamativo

O imenso celeiro de marcas atuantes no mercado já é bastante colorido. Assim, um “logo carnavalesco” acabará se tornando inexpressivo em escala maior, anulando o seu próprio efeito. A ideia, na verdade, é justamente o oposto disso: procurar se destacar e ser facilmente memorizável pelo público. Nesse sentido, a melhor saída é investir na simplicidade, até porque ela tende a ser mais versátil e, consequentemente, mais funcional.

5. Se não for flat, não dá certo

Ok, o Flat Design está com força total neste mundo repleto de telas de diferentes tamanhos, e um vasto número de empresas já atualizou seu logotipo de acordo com esse estilo. Entretanto, não significa que ele seja válido para todos os casos. Sua adoção é mais indicada a negócios com presença online, enquanto os demais não precisam ficar em polvorosa.

Não faz o menor sentido seguir uma tendência pelo modismo. Ela não é garantia alguma de sucesso.

Cuidado com os mitos na hora de cuidar da sua marca. Antes de qualquer decisão fale com quem entende do assunto.

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Categoria: Logotipo