Projeções para o desempenho do comércio no Dia dos Pais 2015

expectativas-vendas-dia-pais-2015Fonte: Band.

9 de agosto é a data em que o Dia dos Pais cairá neste 2015. Em meio a um ano repleto de incertezas e instabilidades econômicas, a ocasião chega em boa hora para movimentar as vendas deste segundo semestre.

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre Intenção de Compra para o Dia dos Pais realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, a oportunidade deve injetar uma receita de R$ 3,8 bilhões no comércio brasileiro, o que representa 11,7% a mais do que foi projetado com relação a 2014 (R$ 3,4 bilhões).

32% dos brasileiros pretendem comprar presentes a fim de comemorar a data, número que se mantém relativamente estável em comparação ao ano passado, quando o percentual foi de 31%. O valor médio a ser desembolsado será de R$ 82,00 (alta de 9%).

Como observa Juliana Campos, gerente de pesquisa da entidade responsável pelo estudo:

“No atual cenário de desemprego elevado, associado à atmosfera de incerteza e de um consumidor cada vez mais retraído ao consumo, o Dia dos Pais ganha ainda mais importância no comércio. As datas comemorativas são uma oportunidade para o empresário fidelizar clientes, que estão cada vez mais seletivos e, com isso, amenizar os efeitos da desaceleração econômica”.

Produtos em alta

presentes-dia-pais-2015Entre os presentes mais procurados para os pais em 2015, as roupas seguem na preferência dos consumidores, com 41% das intenções de compra.

Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos (13%) e calçados e acessórios (9%).

É importante ficar atento a esses dados para elaborar as ações promoções com um pouco mais de foco. Assim, segmentos beneficiados devem buscar maximizar suas chances de sucesso, enquanto áreas menos favoritas no momento precisam desenvolver apelos mais chamativos para contornar a situação.

Usar a criatividade em um cenário de limitações como o atual é imprescindível para obter bons resultados, não apenas na contabilização do faturamento, mas também na otimização do relacionamento com o cliente.

A Pesquisa Nacional sobre Intenção de Compra para o Dia dos Pais foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, entre os dias 14 e 30 de junho e contou com a opinião de 1200 consumidores em 70 municípios brasileiros.

Fonte: Jornal do Brasil, DCI, CidadeVerde.com.

0
Categoria: Dicas e Tendências em Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *