Atraso na entrega é o maior problema para 61% das Lojas Virtuais

loja-virtual-atraso-entregaFonte: Ekesh.

O Dia dos Pais vem chegando e as oportunidades para incrementar as vendas neste segundo semestre ganha uma excelente motivação. Quem atua no Comércio Eletrônico, obviamente, não ficará de braços cruzados, no entanto, esse segmento deve tomar muito cuidado com os prazos de entrega.

Por quê essa observação? Bem, porque além de ser uma questão comum nesse contexto, uma pesquisa da ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico revelou que o atraso na entrega de mercadorias é o principal problema enfrentado pela maioria (61%) das Lojas Virtuais brasileiras. Logo atrás dessa falha, estão extravios, furtos e roubos (39%).

O estudo levou em consideração 3 pontos da logística: Armazenagem, Transporte e Manuseio. Como justifica Maurício Salvador, presidente da entidade:

“A logística foi escolhida para ser o tema do primeiro estudo ABComm por ser de alta relevância para a competitividade das lojas virtuais brasileiras. Considerando um universo de 11 mil lojas virtuais no Brasil, a margem de erro da pesquisa é de 6% com grau de confiança de 95%”.

Sobre os resultados obtidos, ele considera:

“O preço pago pela falta de planejamento aumenta a cada dia e afeta todos os setores da economia, incluindo o comércio eletrônico. A falta de segurança é um problema nacional e não deixa de impactar também o comércio eletrônico. Essa questão traz ainda aumento de custos na operação, pois há casos de transportadoras que necessitam de escolta para entregar em algumas áreas, além dos custos elevados de seguro”.

Como forma de tentar reduzir os gastos e ter maior controle sobre as operações, cerca de 82% das lojas virtuais consultadas disseram possuir armazenagem própria.

Frota para entrega x Correios

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Entre os entrevistados, 13% afirmaram contar com frota própria para realizar suas entregas no mesmo dia de produtos especiais ou perecíveis, tais como joias, flores e alimentos.

Todavia, os Correios ainda exercem um papel de destaque no transporte de encomendas do Comércio Eletrônico nacional, uma vez que 81% das Lojas Virtuais fazem uso desse serviço.

Uma parcela de 23%, porém, optam pela contratação de transportadoras de acordo com a região da entrega. Na análise de Maurício Salvador:

“O número é significativo e mostra amadurecimento e preocupação em ter uma estratégia de transportes. Ao criar tabelas de fretes separando transportadoras por região, a loja virtual reduz custos e aumenta a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes”.

Frete grátis

A pesquisa constatou também que o oferecimento de frete grátis é uma prática forte no mercado brasileiro, sustentada por 69% dos negócios. Para dois terços dos respondentes suas vendas aumentam ao apresentar esse benefício. Por outro lado, 34% justificaram a adoção dessa estratégia tendo em vista que seus concorrentes também a utilizam.

19% afirmaram que oferecem o frete gratuito a partir de qualquer valor, ou seja, para todas as compras no site. Outros 40% só o aplicam para pedidos na faixa de 100 a 300 reais.

O estudo mostrou que a rentabilidade das Lojas Virtuais vem sendo espremida pelos custos cada vez mais elevados em duas pontas: mídia online e frete. Devido a esse “aperto”, 55% dos entrevistados repassam o valor do frete para os consumidores, enquanto 30% adotam um modelo híbrido, repassando apenas parte do valor.

Maurício Salvador faz uma observação altamente pertinentes sobre o assunto:

“Quando bem planejado, o frete grátis pode ser uma ferramenta bastante útil para aumentar o tíquete médio da loja virtual. Por outro lado, utilizar frete grátis sem ter definidas estratégias de preços e transportes, é como ativar uma bomba relógio”.

A pesquisa, executada pela ABComm, teve o apoio da Brazil Panels e da Ecommerce School. Ao todo, foram coletados 585 questionários online de proprietários de Lojas Virtuais de verejo e bens de consumo, entre os dias 10 e 20 de junho de 2013.

Fonte: IDG NowGuia do TRC, Convergência Digital.

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Categoria: Loja Virtual

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