5 formatos de E-mail Marketing para datas comemorativas

email-marketing-datas-comemorativasFonte: nubeloBlog.

Datas especiais são sempre um prato cheio para alavancar as vendas. Como bem sabemos, para dar vida às ações promocionais o E-mail Marketing é uma ferramenta valiosíssima, já que permite desenvolver campanhas com altas possibilidades de conversão.

No entanto, muitas empresas pecam no quesito planejamento, e acabam disparando suas mensagens, geralmente, na última hora. Os resultados nesse caso tendem a ser desanimadores…

Uma campanha de E-mail Marketing não envolve apenas vendas, mas também relacionamento com o consumidor, por isso não pode ser feita assim, “no susto”. O conteúdo precisa ser o mais orgânico possível, evitando generalizações tanto nas formas de tratamento quanto nas ofertas apresentadas – sim, isso significa segmentação e personalização da menagem!

O ideal é olhar ao longo de todo o ano e definir com tranquilidade as datas mais promissoras para sua empresa, ou seja, aquelas de maior apelo entre o seu público-alvo. O segundo passo é levantar ideias para a composição dos conteúdos, promoções, abordagens e o que for necessário à campanha.

Diversas possibilidades de mensagens e apelos

abordagens-email-marketingHá uma infinidade de enfoques possíveis para explorar datas comemorativas com E-mail Marketing. Confira a seguir alguns formatos que podem te inspirar:

1. E-mail Promoção: Esse é o tipo mais clássico de todos, que consiste basicamente em uma ou mais peças com ofertas e facilidades cuidadosamente selecionadas e que, de preferência, tenham alguma ligação com a data especial. Por exemplo, se a ocasião for o Dia das Mães, itens para a beleza da mulher madura com 50% off serão muito bem-vindos. É interessante aqui ressaltar vantagens como frete grátis, descontos, bônus em compras, entre outras.

2. E-mail Guia de Presentes: Diferentemente do item anterior, essa peça contém uma série de opções personalizadas para determinadas categorias de destinatários. Além disso, a abordagem é como a de alguém que dá ideias, dicas de presentes interessantes para o momento, e não como a de uma empresa que anuncia sua “superoportunidade”. É possível segmentar a base de contatos de diversas formas, como por gênero, idade, afinidade (amigos, familiares, colegas de trabalho), interesses, ou mesmo preço.

3. E-mail save the date: Vem vindo um dia especial por aí? Sua marca vai dar descontos em produtos? Ótimo, então avise as pessoas sobre isso. O E-mail Marketing em estilo “Guarde esta data”, além de ajudar as pessoas a programar os seus gastos, cria uma expectativa muito positiva em torno da ação que será desenvolvida.

4. E-mail de última hora: Esse aqui é um verdadeiro tesouro. Como é bem conhecido por aí, brasileiro deixa tudo pra última hora, não é mesmo? Se você prestar atenção essa é, na verdade, uma ótima oportunidade para suas ações promocionais. Assim, elabore sempre uma peça para ajudar aqueles compradores atrasadinhos a encontrar seus presentes e fazer o pedido a tempo de recebê-los.

5. E-mail pós-evento: Não é porque o Dia dos Namorados, Dia das Crianças ou o  Natal passou que você irá deixar de anunciar. Lembre-se do que foi falado: uma campanha de EMKT tem a ver também com relacionamento. Portanto, é aceitável que até um determinado período após o dia especial, novos e-mails sejam enviados. A questão, todavia, é saber como construaí-los de modo relevante. Para tanto é fundamental se valer do histórico de compras (sobretudo) recente dos destinatários. Nessa situação é recomendável apresentar alguma vantagem exclusiva ao cliente que efetuou uma compra durante sua campanha.

Vale observar que certos formatos podem não funcionar muito bem para o seu caso. No entanto, antes de descartar um modelo busque insistir um pouco até que seja possível coletar informações suficientes para entender o que há de errado.

Referência: Profissional de E-commerce.

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Categoria: Marketing Digital

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