5 tendências de web design para os sites em 2015

tendencias-design-sites

Fonte: Zeendo.

O que você mais gosta em um website? Carregamento rápido, informações objetivas, visual bacanudo?

Bem, certamente há uma lista de requisitos que você, como usuário, valoriza, ainda que não tenha total consciência para listá-los. No entanto, é essencial identificar esses fatores quando você mesmo tem um site, quando sua empresa o utiliza para se lançar ao mercado e marcar presença na internet.

É altamente recomendável testar os recursos para oferecer uma experiência descomplicada ao visitante e, ao mesmo tempo, encantá-lo com belos textos e imagens. Mas, para as empresas que desejam acertar em cheio, uma boa dica é ficar de olho nas tendências de web design. Conhecendo bem o seu público-alvo é possível selecionar com mais assertividade os componentes a serem adotados.

Muito bem, então é importante saber que neste ano a ideia principal a guiar o desenvolvimento dos sites é a simplicidade. A maior razão para isso deve-se ao esforço em torná-los otimizados aos dispositivos móveis, onde tudo tem de ser mais leve, intuitivo e prático.

Em 2015 os sites deverão contar com:

tendencias-web-design-20151. Responsive Design: Nos últimos anos o chamado Design Responsivo veio se firmando como uma tendência primordial para o sucesso dos web sites. O aumento do uso de dispositivos mobile com acesso à internet intensificou a busca por soluções que facilitassem a navegação nas diferentes telas, com os mais diversos tamanhos. Atualmente não é mais possível pensar apenas nos formatos tradicionais dos computadores de mesa. Investir em um design versátil, capaz de se adaptar à multiplicidade de interfaces disponíveis, é uma necessidade urgente.

2. Menu discreto: Lembra daqueles menus que apareciam com destaque horizontal ou verticalmente nos sites? Pois é, esqueça-os. A regra agora é deixá-los quase escondidos nas laterais, expandindo-se apenas quando o usuário passar o mouse sobre eles. Hoje isso é possível porque as pessoas já estão acostumadas a navegar na internet e buscar as informações de seu interesse. Dessa forma, esses menus que remetem a elementos gráficos típicos de aplicativos de smartphones, acabam funcionando como um recurso de aprofundamento da navegação e de limpeza do layout.

3. Rolagem infinita: Essa é mais uma funcionalidade que veio para tornar a experiência do usuário ainda mais rápida e intuitiva. Com a aplicação do recurso, ao invés de ter que acessar cada página do site separadamente, o visitante só precisa descer a barra de rolagem para conferir as próximas seções de conteúdos, as quais são carregadas automaticamente à medida que a parte inferior da tela se aproxima. Além de diminuir o carregamento das páginas e ser otimizada para o ambiente mobile, a rolagem infinita foi projetada para levar os visitantes a consumirem mais informações.

4. Tipografias grandes: Vista já em 2014, essa tendência promete se fortificar neste ano. As tipografias em tamanhos generosos facilitam a leitura, induzem uma abordagem mais objetiva da empresa, valorizam as principais informações e permitem trabalhar a hierarquização de conteúdo com uma clareza maior para o usuário.

5. Tudo bem simples: Os fatores vistos até aqui culminam nesta síntese embasada na simplicidade. Entretanto, nessa linha, há outras duas tendências que merecem destaque: o Flat Design e os cabeçalhos sem imagem de fundo. No primeiro caso, além da estética elegante, minimalista e criativa proporcionada pelo visual “plano”, há uma contribuição muito positiva para a criação de sites responsivos. No segundo caso, desponta uma oposição ao clássico padrão de layout: imagem de fundo + tipografia na frente. Os designers estão saindo do senso comum e ousando com sites mais simples, onde a tipografia se basta como diferencial.

Preparado para atualizar o seu site? É bom apertar o passo porque 2015 já está rolando!

Referências: Shutterstock Blog Brasil, Design Interativo, ProXXIma.

0
Categoria: Design e Criatividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *