5 grandes tendências para o marketing em 2015

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Fonte: Digital Woop (Modf.).

Sua marca está investindo em Marketing de Conteúdo? É bom que ela esteja bem alinhada com as diretrizes dessa estratégia, porque em 2015 não vai se falar em outra coisa mais relevante para a comunicação das empresas no cenário atual.

Quer dizer, já há um bom tempo vínhamos ouvindo sobre a grande importância do conteúdo para conquistar o consumidor e fortalecer laços cada vez mais estreitos com ele. O tema não é novo. Porém, o seu transbordamento merece agora uma atenção especial.

E quer saber? Tem outras tendências com as quais você deve se preocupar – elas realmente poderão influenciar os seus negócios! Aproveite que o momento é oportuno para alinhar as ações a serem colocadas em prática ao longo de todo o 2015.

Não vai deixar sua marca ficar para trás, vai? Então, bom (re) planejamento!

A cara do Marketing em 2015

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1. Conteúdo com força total: Quem é rei nunca perde a majestade, não é mesmo? Por isso o senhor conteúdo seguirá firme e forte neste ano, aliás, mais forte do que nunca. Mas para fazer direito, a ideia é investir em informações recheadas, textos completos, histórias de tirar o fôlego e conteúdos personalizados. Será fundamental saber utilizar bem imagens, vídeos e conhecimento elucidativo, pois eles ajudarão a tornar as publicações mais ricas e digeríveis. Enfim, tudo deverá ser “mais e melhor”!

2. Chega de marketing gratuito: E alguma vez ele foi? Bem, se pensar nas facilidades que as Mídias Sociais proporcionaram para as empresas, você se lembrará das inúmeras vezes que elas utilizaram essas ferramentas para divulgar seus produtos e conquistar mais seguidores sem ter de pagar nada por isso. Essa era uma espécie de “falha do sistema” que agora já está sendo corrigida. O alcance orgânico em redes como o Facebook, e até Twitter e LinkedIn, foi reduzido drasticamente, assim como outros recursos que ficaram restritos a fim de obrigar o usuário a fechar planos específicos para desfrutá-los. Moral da história: se você realmente quiser atingir o seu público em plataformas como essas, será preciso investir nas soluções de marketing pago oferecidas por elas.

3. Mais humanas, mais transparentes: As marcas precisam urgentemente perder a resistência em estabelecer um relacionamento mais orgânico com o consumidor. Em 2015 elas terão de adotar uma postura radicalmente transparente, deixando aflorar o seu lado humano para realizar conexões mais duradouras e construir boa reputação. De acordo com um artigo da Forbes, “as melhores marcas não serão aquelas com as melhores narrativas, mas aquelas que irão mostrar uma imagem fiel e em tempo real do que estão a fazer em prol do consumidor”.

4. Mobile sim ou com certeza?: Não tem mais como pensar em ações de Marketing sem incluir os smartphones e tablets na estratégia. Sites, blogs, aplicativos, textos, vídeos, tudo tem de ser otimizado para essas plataformas. Segundo o estudo “Worldwide mobile phone users: H1 2014 forecast and comparative estimates” realizado pela eMarketer, 83% da utilização da internet neste ano vai acontecer via dispositivos móveis. Além disso, a Forbes estima que em 2017, 87% das vendas de aparelhos que se conectam à internet serão smartphones e tablets. Ou seja, em apenas dois anos, o mercado digital será dominado por eles.

5. Foco em realidades específicas: Diante de um mundo amplamente globalizado o Marketing vem pensando cada vez mais em termos locais, já que para ser relevante hoje é fundamental levar em conta demandas particulares. Só assim é possível desenvolver soluções customizadas que encantem o novo consumidor. Esse pensamento deverá guiar as estratégias das empresas não apenas em 2015, mas, sobretudo, a partir deste ano.

Muitas dessas tendências não são exatamente uma novidade. A maior parte delas diz respeito a comportamentos ou fenômenos que estão se firmando e que, por isso mesmo, precisam ser acompanhados de perto. Isso significa que não dá mais para ser negligente com determinadas questões. Este é o melhor momento para adequar o Marketing da sua marca!

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Categoria: Dicas e Tendências em Comunicação

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