5 regras essenciais de Marketing de Conteúdo para 2015

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Fonte: Threepipe.

Antes de qualquer coisa, uma pergunta: você leu o post anterior sobre as tendências de Marketing para 2015? Então corre lá para conferir que nós já alertamos sobre a importância ainda maior do conteúdo para este ano.

Uma pesquisa divulgada pela consultoria Tracto em dezembro de 2014 revelou que 83% dos profissionais de marketing B2B (Business-to-Business) brasileiros estão trabalhando na geração de conteúdo e que 75% estão produzindo mais do que há um ano. Além disso, 49% se consideram eficazes em suas iniciativas.

Devido aos bons resultados, 57% das empresas nacionais pretendem investir mais em Marketing de Conteúdo nos próximos meses.

Bem, se por um lado isso demonstra a força e a eficácia da estratégia, por outro, indica que a concorrência estará grande na busca pela atenção do consumidor. Vai ser preciso caprichar na elaboração de materiais recheados de informações relevantes e entretenimento para o público-alvo.

Mas a história não acaba aí. Tem muito mais a ser feito para atender à exigente demanda do mercado. Com base nas tendências, nós elaboramos as regras mais salientes para a sua marca mandar bem.

Como conduzir seu Marketing de Conteúdo em 2015

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1. Produzir conteúdos ricos e diversificados: Apenas um bom texto não será o suficiente, aliás, há algum tempo já não é… Inclua infográficos, vídeos, podcasts, Mídias Sociais, e-books newsletters, e o que mais for possível. Mas veja bem, não é um ou outro, é tudo isso ao mesmo tempo ajudando a estender o conteúdo com relevância.

2. Amplificar de maneira paga: Foi-se o tempo que o Marketing na internet era gratuito para todo mundo. As Mídias Sociais foram exploradas à exaustão por milhares de empresas que conseguiam facilmente se comunicar com todos os seus seguidores. Mas isso faz parte do passado. Hoje para que suas postagens no Facebook, por exemplo, atinjam um número razoável de usuários é necessário investir em “alcance”. Mais do que produzir bons conteúdos, em 2015 será imprescindível ampliar a sua distribuição, utilizando para isso não só as redes habituais, mas também outras mídias, outros suportes e outros locais, inclusive aqueles que não são de propriedade da marca.

3. Não separar SEO de conteúdo: Quer dizer, não faça um ou outro! As otimizações para os mecanismos de busca devem andar sempre de mãos dadas com a produção de conteúdos interessantes. Quebrar essa aliança deixará a sua marca vagando sozinha pelo vasto oceano da internet. E a ideia não é essa, concorda? A intenção é fazer com que sua empresa seja encontrada com facilidade em mecanismos de busca como o Google, gerar visibilidade, construir reputação e se transformar em referência para todo o mercado.

4. Contar histórias, mas histórias verdadeiras: Transparência e sinceridade nunca estiveram tão em alta para as marcas. Não basta mais que elas pareçam simpáticas ou que ofereçam um bom atendimento somente quando o cliente faz uma compra, ou seja, quando ele realmente é “importante”. Também não adianta levantar bandeiras e defender causas com as quais não existe um comprometimento real, sólido e duradouro. O público não é bobo! Por isso, por mais incríveis que sejam as narrativas, as histórias contatadas também não vão funcionar se elas não forem autênticas.

5. Pensar em conteúdos específicos para o universo mobile: Textos, imagens, vídeos, infográficos e outros materiais apresentam comportamentos diferentes em telas menores. Dessa forma, é necessário otimizar as produções também para dispositivos como smartphones e tablets, a fim de que as experiências nesses ambientes sejam as melhores possíveis. No entanto, a questão agora já não é mais apenas melhorar ou adequar os pontos necessários. A proposta para 2015 é passar a desenvolver também conteúdos voltados exclusivamente para as plataformas mobile, fazendo delas o centro das atenções.

Quer acertar no seu Marketing de Conteúdo? Está aí um pacote bem bacana de regras para seguir com empenho. Fazendo tudo direitinho, 2015 será só sucesso!

Referências: Dígitos – Exame.com, ProXXima, Marketing B2B.

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Categoria: Marketing de Conteúdo

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