5 ingredientes para um bom slogan

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Fonte: 1024x.net.

Não, juntar palavras para fazer uma sopa de letrinhas não é a receita certa para criar um slogan vencedor. Algumas pessoas por aí acham que é só combinar umas expressões ou frases de impacto que fica tudo certo.

Bem, é claro que a história não é por aí… Tanto que há profissionais que se dedicam exclusivamente à arte de criar slogans e outros textos para marcas. Quer dizer, se fosse tão fácil, o trabalho desses criativos seria mero detalhe, e não é!

Um slogan deve exprimir a proposta da empresa, o seu diferencial e o posicionamento almejado. Para chegar nesse resultado é precisos estudar a personalidade do negócio e criar estratégias que tornem a sua identidade impactante, ainda que seja em pouquíssimas linhas.

Aliás, está aí uma das regras. O slogan deve ser uma frase curta e objetiva, porém, sem deixar de ser provocativa. Se ele precisar de muitas explicações para ser entendido, então não é eficiente, afinal, as pessoas precisam captar a ideia num estalar de dedos.

Deve-se tomar muito cuidado com o que é afirmado ou sugerido. Inventar ou superestimar o produto ou o serviço não resolve as coisas. O slogan fica assim difícil de engolir, simplesmente não convence, não toca e não fica guardado na mente do consumidor – o que é crucial!

“Original do Brasil”. “Dedicação total a você”. “Energia que dá gosto”. “Think different”. Lembra desses? Sabe falar de quais marcas são? É verdade, está fácil, pelo menos um deles você conhece. Porém, por mais simples que possam parecer, não quer dizer que tenham sido criados por qualquer um ou que tenham sido construídos em dois minutos.

Não subestime o poder de um slogan! Tenha muito apreço por sua criação e garanta que ele seja enriquecido com ingredientes como esses que relacionamos a seguir.

O tempero de um bom slogan

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1. Simplicidade: Nada de palavras difíceis ou ideias que precisem de explicação, como foi dito há pouco. Concisão! Frases curtas, diretas e intuitivas, mas cheias de inspiração, rendem melhores resultados.

2. Personalidade: O slogan deve refletir a essência da marca. Sua linguagem visual e verbal deve revelar a identidade da mesma de forma criativa, com estilo próprio e um toque de ousadia. Originalidade é essencial.

3. Honestidade: É claro que seu produto ou serviço tem de ser valorizado, mas não exagere. Prometer algo que não se possa cumprir acaba gerando uma imagem negativa para a marca. Então, ressaltar diferenciais, vantagens ou traços marcantes: ok; exagerar, inventar ou fazer promessas que não podem sem cumpridas: jamais!

4. Ritmo: Esse ingrediente é muito importante, pois ele ajuda a tornar o slogan mais sonoro, mais estético e mais fácil de repetir. A ideia é justamente que ele vire uma espécie de bordão, do qual todo mundo se lembra e adora falar. O ritmo confere certa musicalidade, fazendo qualquer frase soar mais agradável.

5. Memorabilidade: O slogan deve ser fácil de ser lembrado. Para isso, além do ritmo e dos outros componentes, ele precisa estar profundamente arraigado à grande ideia ou conceito da marca. Essa ligação é construída por meio dos anúncios feitos ao longo do tempo.

É claro que para fazer esse bolo tem outros ingredientes especiais e secretos. Por isso, deixe o preparo por conta de quem entende dessa receita.

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Categoria: Outras Soluções em Comunicação

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