Estudo revela que 69% das empresas brasileiras monitoram redes sociais

empresas-monitoramento-redes-sociais

Fonte (alterada): Amber et cetera.

Sua empresa marca presença nas Mídias Sociais e monitora sua presença nesses canais? Então é bom acelerar o processo, pois as organizações (concorrentes do seu negócio!) estão cada vez mais atentas ao que é disseminado sobre elas na internet.

Um recente estudo da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial reiterou que as companhias brasileiras estão sim preocupadas com o que as pessoas falam sobre elas nessas mídias. A pesquisa apontou que 69% delas utilizam ferramentas de análise e mensuração para compreender o que é publicado em relação à marca e ao produto ou serviço que oferecem.

61,8% das empresas consultadas afirmaram que o acompanhamento é feito nos ambientes corporativos na web. Já 41,2% disseram associar esse monitoramento a soluções de Marketing, enquanto 38,2% revelaram analisar o sentimento do cliente, atividade que para 52,9% dos executivos deve liderar a lista das ações nos próximos anos.

Reputação online

gestao-reputacao-onlineUm dos maiores temores identificados é a geração de uma exposição negativa da marca. Para 64% dos entrevistados os danos à reputação e a divulgação de informações estratégicas são as principais preocupações. Por outro lado, esses empresários acreditam que as críticas podem ter seu efeito diminuído ou até evitado – nada que uma boa gestão da reputação online não seja capaz de fazer!

O estudo foi realizado com uma amostra de 53 empresas associadas à Aberje, as quais representam diversos segmentos e setores da economia. Juntas, elas possuem mais de 18 milhões de fãs no Facebook, 340 mil seguidores no Twitter e 62 mil inscritos em seus canais no YouTube.

A obtenção das informações aconteceu por meio de questionário preenchido via web, no período de 6 de fevereiro a 28 de março de 2014.

Fonte: Mundo do Marketing.

0
Categoria: Mídias Sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *