As marcas, o marketing e a Copa do Mundo 2014

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Fonte: Copa do Mundo do Brasil 2014.

Campo verde, grandes estádios, competição, bola, paixão nacional. A Copa do Mundo 2014 está praticamente aí e neste momento não é nada difícil observar como o evento vem mexendo com o país e levando as marcas a intensificarem suas ações de Marketing.

A ocasião é uma grande oportunidade para desenvolver campanhas sedutoras que mexam com paixões e criem engajamento. Outra ótima possibilidade é lançar e testar novos produtos, que, mediante a uma resposta positiva dos consumidores, podem passar a fazer parte do quadro fixo de ofertas. O importante é se movimentar para criar uma nova e consistente situação de consumo.

De acordo com Marco Ribeiro, Sócio e Diretor de Negócios da Fósforo, além de professor de Marketing Esportivo:

“Estamos diante de um grande acontecimento para os negócios. As marcas precisam enxergar as lacunas onde podem se encaixar, buscando, de preferência, uma proposta que a diferencie da concorrência. Mesmo empresas que não têm uma conexão direta com o mundo do futebol devem engajar suas estratégias de Comunicação e Marketing, pois essa é uma excelente hora para estreitar a relação com os clientes, se aproximando deles pelo caminho da emoção”.

Grandes marcas na Copa 2014

Observar como as grandes marcas estão utilizando o evento em seu favor pode ser um bom começo para ter ideias de como posicionar a sua empresa. Evidentemente, é essencial respeitar as devidas proporções, valorizando estratégias e ações mais personalizadas.

Veja a seguir como anunciantes renomeados estão trabalhando alguns pontos ligados ao Marketing e inspire-se!

NOVOS PRODUTOS

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Fonte: Exame.com.

Durante os jogos, bebidas e aperitivos não podem faltar. Eles unificam ainda mais a galera e tornam as reuniões muito mais gostosas. Atenta a oportunidades como essa, a Sadia, patrocinadora da seleção brasileira, anunciou o lançamento de uma edição limitada do lanche Chicken Bites, que estará à venda apenas durante a Copa.

Porém, há a expectativa de que o produto sobreviva para além do campeonato. Segundo, Daniela Zucchini, gerente de conveniência da BRF, “Esperamos que a ideia movimente a categoria. Ela tem grande potencial para ficar”.

EMBALAGEM

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Fonte: Trend Hunter.

Outra patrocinadora oficial do campeonato, a rede de fast food McDonald’s nunca havia feito uma alteração global no design das caixas de batas fritas. Nos novos layouts, o tradicional vermelho cedeu lugar a 12 novos padrões de desenhos, que contaram com contribuição de artistas de vários países, incluindo o brasileiro Eduardo Kobra.

Cada caixinha da marca dá acesso ao aplicativo o McDonald’s GOL!, um game de futebol com versões para Android e iOS.

SITE

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Fonte: Casas Bahia.

O site das Casas Bahia já está todo preparado com as cores verde e amarelo. Uma página especial apresenta ofertas com forte apelo no momento, tais como TVs, câmeras fotográficas, tablets, games e até pipoqueiras.

A varejista investe forte na campanha, que tem como um dos carros-chefe a ousada promoção “Emoção em dobro”, pela qual o cliente, após comprar uma TV Samsung 60 polegadas, pode levar um segundo televisor de 51 polegadas da mesma marca por apenas R$ 1,00, mas isso somente se o Brasil conquistar o título de hexacampeão.

ANÚNCIO

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Fonte: Máquina do Esporte.

Focando seus esforços sobre a Copa do Mundo, o Itaú lançou uma campanha no carnaval apontando a festa como uma grande preparação para a época dos jogos. Patrocinadora da Copa e do Carnaval de Salvador, a marca uniu os dois universos de forma muito oportuna. Segundo Andrea Pinotti Cordeirodiretora de Marketing do banco:

“Estamos verdadeiramente focados na Copa do Mundo. Não falamos de valores, mas a verba é superior a outros patrocínios e investimentos em marketing. Teremos ações de ativação que vão desde promoções e campanhas massivas até ações de relacionamento que, entendemos, propiciarão um aumento de preferência ativa pela marca Itaú”.

COMERCIAL 30”

Se unindo ao movimento da Copa, O Boticário lançou a campanha #torcidalinda, que agrega uma série de ações para alavancar a presença da marca na mente das consumidoras com coração verde e amarelo. Além do vídeo com canção interpretada por Paula Lima, promoções e uma linha especial de produtos fazem parte da estratégia.

PROMOÇÃO

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Fonte: Coca-Cola Brasil.

Em janeiro, a Coca-Cola lançou a promoção “Minigarrafinhas de Todo Mundo”, uma comemoração da marca que trouxe de volta as garrafinhas em miniatura que fizeram sucesso nos anos 80. As versões 2014 vieram repaginadas em 18 modelos de alumínio decoradas com as bandeiras de todos os países que já sediaram o Mundial.

Na mecânica da promoção (que já acabou!), o consumidor deveria juntar tampinhas ou anéis de latinhas, completando quatro pontos + R$3,80 para cada garrafinha ou miniengradado.

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Categoria: Campanha Publicitária

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