As diferentes mídias na vida dos brasileiros – Pesquisa IBOPE 2014

pesquisa-brasileira-midia-2014

Não é exagero nenhum dizer que a internet faz cada vez mais parte da vida dos brasileiros, porém, ainda é a televisão a preferida entre eles. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 – Hábitos de Consumo de Mídia Pela População Brasileira, a TV é o principal meio de comunicação para 76,4% das pessoas, as quais alcança em 97%.

Em segundo lugar, aí sim, aparece a internet com 13,1% da preferência, sendo que 47% da população têm o hábito de usá-la. Enquanto entre os jovens de 16 a 25 anos a predileção pela “telinha” cai em 70%, para essa mesma faixa etária, há uma crescente de 25% em relação à rede mundial de computadores. O estudo realizado pelo IBOPE por encomenda da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, revelou que a navegação está atrelada a 3 fatores:

  • Idade: Entre o público de 16 a 25 anos 80% têm acesso à web. Já entre aqueles com mais de 55 anos nem 20% a utiliza.
  • Renda: Entre os respondentes com renda superior a cinco salários mínimos, 78% usam a internet em casa, enquanto o acesso nos domicílios com menos de um salário mínimo se limita a 16%. Com relação à navegação semanal, 75% do primeiro grupo a pratica, contra apenas 21% do segundo.
  • Escolaridade: 87% dos entrevistados com nível superior afirmaram navegar na rede pelo menos uma vez por semana, sendo que 84% dos domicílios deste grupo contam com acesso a ela. Na outra ponta, somente 8% daqueles que cursaram até a 4ª série têm contato com a web ao menos uma vez por semana.

O levantamento mostrou ainda que entre as regiões do país a sudoeste é a que conta com maior penetração da internet. Já na nordeste, só pouco mais de 1/3 tem acesso à rede.

Alcance x Preferência

internet-tv-preferencia

Para evitar confusão entre essas duas questões, é bom separá-las mais claramente, envolvendo inclusive as outras mídias citadas na pesquisa:

  • Alcance: 1. TV – 97% dos entrevistados veem TV; 2. RÁDIO – 61% têm o costume de ouvir rádio; 3. INTERNET – 47% têm o hábito de acessar a internet; 4. JORNAL – 25% leem jornal; 5. REVISTA – 15% folheiam páginas de revistas.
  • Preferência: 1. TV – meio preferido para 76,4% da população; 2. INTERNET – 13,1%; 3. RÁDIO – 7,9%; 4. JORNAL – 1,5%; 5. REVISTA – 0,3%; Outras respostas somam 0,8%.

Vale destacar que o brasileiro com acesso à rede mundial de computadores dedica mais tempo a ela do que a qualquer outro meio de comunicação. A navegação diária leva 3h39. Já em frete à TV são 3h29; ao lado do rádio, 3h07; e segurando o jornal, 1h05.

Credibilidade dos meios para notícias

credibilidade-noticia-jornal

Quando o assunto é “notícia” os veículos tradicionais saem na frente. 53% dos entrevistados disseram confiar sempre ou muitas vezes no que leem nos jornais impressos. 50% confiam nas notícias divulgadas no rádio; 49% confiam nas notícias televisivas; 40% nas publicadas em revistas; 28% nas que saem nos sites; 24% nas que circulam pelas redes sociais; e 22% confiam nos blogs.

O cenário relacionado à propaganda não é muito diferente, uma vez que a ordem de confiança é praticamente a mesma: Jornal, Rádio, TV, Revistas, Sites, Redes Sociais e Blogs.

Para realizar a pesquisa o IBOPE ouviu 18.312 pessoas maiores de 16 anos em 848 municípios, nos 26 estados e Distrito Federal, entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro de 2013. A margem estimada de erro é de 1 ponto percentual, assumindo o intervalo de confiança de 95%.

Confira todos os dados a seguir:

0
Categoria: Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *