6 grandes tendências de marketing digital para 2014

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Faça suas apostas! 2014 está começando a engatinhar e as expectativas diante do que está por vir são grandes. O ano será agitado com a Copa do Mundo e as eleições, entre outros acontecimentos que afetarão todo o país e inclusive a internet e o Marketing Digital.

Nesse cenário eletrizante algumas ferramentas irão se destacar, outras perderão força. Novas estratégias deverão ganhar terreno, enquanto determinadas abordagens se tornarão um tanto quanto ultrapassadas. Antes de apostar nos recursos para o seu posicionamento é bom ficar ligado às tendências de Marketing Digital que já podem ser apontadas.

A seguir selecionamos 6 delas, que julgamos de grande impacto para o seu posicionamento. Sente a pegada:

1. Visual Content: Oferecer um conteúdo rico em informação, utilidade, curiosidade e entretenimento não é uma exigência nova para as empresas que desejam se aproximar de seus consumidores na era do declínio da propaganda e das mídias tradicionais. Porém, a ordem agora é incrementar essa estratégia, tornando-a ainda mais atrativa e ampliando as chances de compartilhamento. O Conteúdo Visual vem ao encontro da tentativa de destacar a marca entre o imenso mar de materiais que se multiplicam velozmente, e também de facilitar a propagação de seu nome pela rede – os infográficos e microvídeos servem como exemplo do que estamos falando. Vale destacar que preparar esses conteúdos para diferentes formatos e telas também será essencial.

2. Big Data: Quanto mais informações, melhor. Coletar dados dos consumidores para lhes oferecer opções personalizadas e cada vez mais atrativas se tornou fundamental para a obtenção de bons resultados. Dessa forma, o Big Data tende a ganhar mais importância para o planejamento e definição de estratégias de Marketing Digital – o casamento Big Data + Social Media irá brilhar! O segredo, porém, deve estar na maneira como os dados serão coletados e tratados em vista a metas e objetivos específicos.

3. Mobile Marketing: A promessa de investimentos mais sólidos no chamado Mobile Marketing deve, enfim, sair do plano das ideias. Os números mostram porque isso deve acontecer: de acordo com o IBOPE, mais de 50 milhões de brasileiros têm acesso à internet pelo celular, já segundo o Facebook, seus usuários passam mais tempo acessando a rede social por meio de smartphones do que pelo desktop. Sendo assim, esses dispositivos se tornam a cada dia mais relevantes como canais por onde as empresas podem chegar até seus consumidores.

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4. Força das Mídias Sociais e do Google +: Comum no dia a dia dos brasileiros, as Mídias Sociais ganharão ainda mais terreno em 2014 devido às movimentações em torno da Copa do Mundo e das eleições presidenciais. O que deverá ser verificado é um amadurecimento na utilização dessas ferramentas. Quem havia entrado para o mundo das Social Medias por modismo vai ficar cada mais consciente de seu poder e de suas vantagens. Quem estava ligado só no Facebook terá de aprender a olhar para outras redes, como o Twitter, que deverá crescer por conta dos anúncios na plataforma Twitter Ads. Além disso, segundo a E.life, o uso de hashtags em programas de TV como o The Voice promete impulsionar o tráfego e abrir os olhos dos anunciantes. Contudo, atenção ainda mais especial deverá ser dedicada ao Google+, que já sendo a segunda maior plataforma de mídia social, vai continuar sua ascensão. Como aponta, Jayson DeMersm, especialista em redes sociais e colaborador da Revista Forbes, a ferramenta oferece outras possibilidades de uso e deve ser pensada como parte integrante do SEO – Search Engine Optimization.

5. Audiência da segunda tela: Formatos e telas diferentes (como de tablets e smartphones) realmente ganharão mais relevância ao lado dos dados de engajamento nas redes sociais, marcando um consumo de mídia menos linear. Como aponta a E.life, em 2013 algumas séries de TV dos Estados Unidos só não foram canceladas devido à audiência que tinham nas Social Medias. “O assunto mobilizou meios de comunicação, empresas de medição de audiência e anunciantes que, em 2014, passarão a dar mais atenção nos números de segunda tela”.

6. Retargeting: Embora seja uma estratégia recente, o retargeting já pode ser realizado por meio de diversas plataformas de Publicidade Online. Por ser um recurso novo ele ainda tem muito a amadurecer. Por outro lado, seu uso vem crescendo devido à eficiência em conseguir trazer de volta ao site usuários que já estiveram expostos a produtos das empresas em outras ocasiões.

Preparado para 2014? Sem problemas, este é o momento de começar a planejar e rever suas estratégias, só não perca tempo!

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Categoria: Marketing Digital

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