9 maneiras de como não começar seu marketing digital

Sua empresa tem de estar na internet.

Ok, disso todo mundo já sabe. Porém, do que nem todos têm consciência é o que fazer para estar bem posicionado nesse ambiente tão dinâmico e disputado.

Um projeto de Marketing Digital envolve muitas variáveis, as quais devem ser estudadas, identificadas e tratadas com as melhores soluções para determinado objetivo. Não, não é um trabalho fácil, principalmente se a intenção for que ele realmente traga bons resultados.

Mas, a rede é aberta e cada um faz uso dela como bem entender… Só que aí, nesse caso, não dá para reclamar depois. As empresas precisam ser cautelosas. Embora as mídias digitais estejam ao seu alcance, não significa que qualquer sitezinho vá resolver seu problema. Se ele for mal feito, ele pode até gerar o efeito contrário, maximizando os pontos negativos.

Fique de olho, e se não quiser que o tiro saia pela culatra tenha paciência, planeje e não cometa os erros que relacionamos a seguir.

Como não começar seu Marketing Digital

 o-que-nao-fazer-marketing-digital

1. Lance um teaser e o deixe lá por anos: Reserve um domínio e coloque na página um teaser com inscrições do tipo “Em breve” ou “Você não perde por esperar”, e deixe esse anúncio lá por um longo tempo até, de fato, disponibilizar o Site;

2. Lance seu site e não o divulgue: Tcharam! O site foi lançado, mas ninguém sabe. Você não comunicou seus contatos, não fez nenhum trabalho de divulgação e talvez nem faça. Isso mesmo, deixe as pessoas descobrirem a existência dele;

3. Dispare E-mail Marketing com informações incertas: Bom, se decidir fazer uma divulgaçãozinha dispare um E-mail Marketing, mas não se preocupe em cumprir com as datas e outras informações que explicam para o destinatário quando e como as coisas acontecerão;

4. Saia postando qualquer coisa nas Mídias Sociais: Crie uma conta no Facebook, no Twitter, no Youtube… Ah, e crie e um Blog também, mas aí, ao invés de estudar e programar o que será publicado, tendo em vista o interesse do seu público-alvo, sai postando sobre assuntos aleatórios, e nem é preciso ter domínio sobre eles, se for preciso vá no bom e velho Ctrl-C + Ctrl-V;

5. Não defina palavras-chave para indexação no Google: Uma das possibilidades mais incríveis para quem está na internet é a de ter o seu site ou Blog, ou mesmo redes sociais, bem indexados nos mecanismos de busca. O trabalho com palavras-chave relevantes para o seu posicionamento é muito importante nesse sentido. Mas, ignore isso, você não vai querer aparecer no primeiro lugar de um resultado de busca do Google;

6. Lance a Loja Virtual, mas não venda nada: Monte a Loja Virtual, exiba os produtos e habilite os links. Contudo, ainda não dê a chance de o usuário fazer a compra. Quando ele clicar em “Comprar” mostre a mensagem: “Indisponível”;

7. Não defina métricas importantes: O que você pretende com o trabalho de Marketing Digital? Sem saber qual o tipo de retorno esperado você não precisará ficar analisando dados e mais dados que serão fundamentais para poder acertar os passos ou otimizar ações que estão indo bem;

8. Não faça testes: Lance seu site, blog, suas redes sociais, loja virtual ou outros canais, sem testá-los, sem saber se está tudo funcionando direitinho. Vá pela sorte;

9. Esqueça as redes particulares: Estar na internet é sempre estar exposto de alguma forma. Se você é o responsável por uma loja virtual, por exemplo, não se preocupe em tomar cuidado com o que posta no Facebook. Fique livre para publicar as besteiras que quiser, mesmo que isso não transmita credibilidade.

Ironias à parte, obviamente, esses são problemas que estão ligados à questão do Planejamento, ou melhor, ao desrespeito ao mesmo e até à falta de um. Então, não vá por esse caminho, ok? Comece seu Marketing Digital com o pé direito, como manda o figurino 😉

0
Categoria: Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *