A importância do briefing para projetos on e offline

Pesquisar, pensar, responder, planejar. Essas são tarefas que nem todo mundo gosta de executar, mas que são fundamentais para o desenvolvimento de projeto de comunicação, seja ele on ou offline.

A ferramenta certa para colher as informações que permitirão realizar o trabalho é o bom e velho briefing, um documento que ainda dá algumas (boas) dores de cabeça para as agências e seus clientes. Sim, é verdade, isso não deveria acontecer, mas…

Falta de atenção, informações escassas, negligência, preguiça em responder às perguntas. São vários os fatores que podem comprometer o briefing e, consequentemente, o projeto todo. Pois é, por causa de um documento mal preenchido podem haver sérias consequências, como retrabalhos, aumento de prazos e custos e desgastes maiores.

Briefing para projetos on e offline

importancia-briefing

Há quem acredite que para a elaboração de um Site ou Blog Corporativo não são necessárias muitas informações. Às vezes há uma confusão influenciada pelos benefícios oferecidos pela internet: “já que é tão fácil pôr algo na rede, é só ir lá e pôr!”.

Rum, nada disso! Quem não possui uma cultura digital, no mínimo razoável, pode até cair nessa, contudo, o cliente deve ser sempre instruído no final das contas. O interessante é pensar no briefing não como um conjunto de questões padronizadas, mas como um instrumento personalizado, criado especialmente para determinado projeto. E quem irá respondê-lo precisa estar consciente de seu papel no processo.

Quanto mais profundos forem os dados e informações transmitidos, tanto maior serão as expectativas de sucesso, o que não tem diferença entre a realidade on e offline.

Em ambos os casos será necessário saber qual o objetivo da ação ou campanha, como está o mercado do cliente, quem são seus concorrentes, vantagens e desvantagens, prazos, metas e muitos outros pontos que, como foi dito, devem ser relacionados de acordo com a especificidade de cada projeto.

Não caia na ilusão de achar que, no seu caso, o briefing não é necessário, ou que não é preciso muito empenho para lidar com ele. Evite dores de cabeça futuras, seja lá qual for e aonde estiver o seu negócio!

0
Categoria: Outras Soluções em Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *