Sua empresa tem estratégias de Mídias Sociais ou ferramentas de Mídias Sociais?

Consideradas já essenciais para a Comunicação e Marketing Digital das empresas, as Mídias Sociais constituem uma série de ferramentas das quais ainda é preciso aprender a se tirar o melhor proveito.

Para que elas gerem resultados relevantes e agreguem valor positivo às marcas, é fundamental que por trás de seu uso haja uma estratégia sólida, alinhada com os objetivos de negócio e as necessidades do público-alvo.

Estratégia não é a ferramenta em si

Ferramentas Mídias Sociais

Como são democráticas, hoje qualquer um pode ter fácil acesso às Mídias Sociais e Redes Sociais. No entanto, é necessário entender que, embora seja muito simples abrir uma conta no Facebook, Twitter ou Youtube, por exemplo, isso por si só pouco (pra não dizer nada) contribui para o posicionamento estratégico de uma companhia.

É importante esclarecer, pois diversas empresas dizem ter uma “estratégia de Mídias Sociais” quando na verdade só têm contas abertas nas mesmas. Ou seja, possuem as ferramentas, mas não contam, necessariamente, com uma estratégia!

Uma estratégia de Social Media está, na verdade, ligada à forma como a abordagem será feita por meio dos canais criados, ao tipo de conteúdo que será publicado e compartilhado, às oportunidades e materiais exclusivos que poderão ser oferecidos para conquistar os seguidores, enfim, a todo direcionamento que tem por objetivo divulgar melhor a marca, torná-la mais próxima do público-alvo, mais ativa na internet e, consequentemente, mais relevante.

Dizendo de outra maneira, um Facebook apenas não constitui uma estratégia e sim uma mera ferramenta adotada – o que não é garantia de qualquer coisa. A questão estratégica, aliás, abrange até mesmo o momento anterior à escolha da rede que será utilizada.

Pensar antes de agir

Planejamento em Mídias Sociais

Será que seus consumidores estão realmente mais no Face do que no Twitter? Será que a linha pensada para marcar presença na rede vai mesmo ao encontro das necessidades e interesses do seu público? O que será feito de diferente para se destacar da concorrência? Qual será a melhor frequência de postagem? Pois é, tudo isso precisa ser analisado primeiro, antes de se colocar em prática ações que podem acabar indo por um caminho indesejado.

Pense nisso e priorize sempre o profissionalismo no Marketing Digital. Afinal, é a sua reputação online que está em jogo.

Leia mais sobre o assunto neste post que serviu de base para esta nossa publicação.

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Categoria: Mídias Sociais

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