10 ingredientes para um logotipo perfeito

O logotipo é, sem dúvida alguma, um dos principais componentes da identidade de uma marca.

Mas como fazer com que esse elemento se torne relevante e atraente? Pois é meu amigo, aí é que está o desafio. A tarefa pode não ser das mais fáceis, porém, há algumas características desejáveis possíveis de serem apontadas. Elas pelos menos já dão uma noção mais consistente do que adotar ou não no “símbolo” da sua empresa.

Para elencar essas características recorremos a um artigo da Computer Arts Brasil, ou mais precisamente da 12ª edição de seu Guia Prático do Artista Digital. Veja lá o que alguns especialistas levantaram:

Ingredientes de um logotipo perfeito*

 Ingredientes logotipo perfeito

  1. Detalhes comedidos;
  2. Bom conteúdo (formado pela personalidade e voz da marca);
  3. Tipografia adequada;
  4. Escalabilidade;
  5. Agilidade (em várias situações);
  6. Mensagem clara e simples;
  7. Posicionamento objetivo;
  8. Sistema coerente de identidade;
  9. Visual sutil e interessante;
  10. Versatilidade (nas formas, tamanhos, cores, aplicações).

Alguns especialistas sobre o logotipo perfeito

“O logotipo é versátil. Ele é lido em segundos e memorizado. Deve parecer confortável em um cartão de visitas ou em um outdoor, e lido em preto e branco mesmo se a versão colorida for a oficial. Os melhores logos também conseguem mostrar duas ideias ou símbolos simultaneamente” – Ronald J. Cala II, designer freelancer.

“Sendo prático e direto, uma boa marca deve ter: Coerência: estar ajustada ao seu tempo e ao seu meio; Apelo: despertar o interesse do seu público-alvo e mantê-lo fiel; e Postura: nunca deixar dúvidas quanto ao seu posicionamento” – Marcel Tomaz, Commgroup Branding.

“Um logo perfeito não pode existir sem um bom conteúdo. Ele só pode atingir a perfeição se o seu conteúdo tiver um relacionamento forte o suficiente com esse conteúdo, a personalidade e a voz da marca. Se esse relacionamento entre consumidor e marca é forte o suficiente, o logo pode ser celebrado. Senão, ficará tão sutil que raramente será percebido” – Bob Sanderson, Sanderson Bob.

*É claro que “perfeito” é uma palavra muito forte, até mesmo porque há inúmeras situações que podem influenciar a construção do seu logotipo. Contudo, como já foi dito, essas dicas servem de base para que sua empresa siga em frente com mais confiança e assertividade.

0
Categoria: Logotipo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *