5 Tendências de marketing digital para 2013 ao alcance da pequena empresa

2013 está vindo aí e com ele diversas tendências de Marketing Digital começam a despontar. Também não é para menos, como bem sabemos hoje as tecnologias, comportamentos e necessidades evoluem muito rápido, obrigando as empresas a se adaptarem prontamente às novas demandas, sobretudo na internet!

No próximo ano, como não poderia deixar de ser, algumas ferramentas e estratégias digitais deverão se consolidar, enquanto outras surgirão com mais novidade. Mas diante das diversas tendências apontadas, quais realmente podem ser aproveitadas pelas pequenas empresas, visto que certas possibilidades e oportunidades estão mais distantes de suas reais condições de concretização?

Muito bem, para te ajudar nós fizemos uma listinha frente a qual você deve se preparar:

Dicas para acertar no Marketing Digital em 2013.

1. Força total das Mídias Sociais: Mais do que nunca a presença ativa nesses canais se fará necessária, e não estamos falando apenas em postar coisas interessantes ao público-alvo, mas sim em aproveitar todo o potencial das Social Media, inclusive para gerar indexação no Google! Além disso, sua empresa deverá praticar a chamada Publicidade Social para promover seus mais diversos tipos de conteúdos e integrar ações, tanto ON quanto OFFLINE. Ela deverá também fazer o Social CRM, não apenas interagindo mas prestando um serviço de atendimento aos usuários. Ah, e um toque: invista no Pinterest, a rede social de compartilhamento de imagens crescerá bastante, além de ter muito a ver com a próxima tendência;

2. Valorização de conteúdos visuais: Com a grande quantidade de informações e de participação na internet as pessoas estão dando preferência para os conteúdos mais rápidos. E tem coisa mais prática do que ver uma imagem? Pois então, em 2013 sua empresa deve caprichar nos materiais visuais como fotos, infográficos e até mesmo vídeos, os quais terão mais chances de serem conferidos e compartilhados;

3. Mobile Marketing e geração de experiências mobile: Já faz algum tempo que tem se falado sobre a importância de começar a trabalhar com conteúdos voltados especialmente para os dispositivos móveis, no entanto, até agora esse tipo de prática não teve muita repercussão e adesão. Mas em 2013 esse cenário morno deve esquentar, pois o uso de smartphones e tablets se torna mais comum a cada dia, realidade que não dá para ser simplesmente ignorada. Assim, sua empresa deverá ter um Site, Blog Corporativo ou Loja Virtual com Design Responsivo para permitir que a visualização, navegação e funcionalidade dos mesmos se adaptem com sucesso às pequenas telas, uma vez que as pessoas estão irredutíveis quanto a ter uma experiência mais prática e integrada ao seu estilo de vida por meio desses aparelhos. Oferecer conteúdos especiais para eles, como aplicativos personalizados e revistas, também será uma estratégia importante;

4. Crowdsourcing na produção de conteúdo: Os consumidores querem é participar da vida das marcas. No estudo sobre consumo global conduzido pela agência de pesquisa InSites Consulting foi revelado que 80% deles gostariam de estar envolvidos em projetos de co-criação de marcas que admiram. A maioria relatou também que prefere tomar parte na melhoria de produtos já existentes. Mas esse comportamento é mais abrangente e está ligado ao desejo de colaborar com o desenvolvimento dos conteúdos como um todo. Por isso, comece a estimular e a envolver o seu público quanto a uma participação mais próxima e ativa junto à atuação da sua empresa;

5. ON + OFF: Esqueça a barreira que existia entre esses dois meios (mesmo quando se desenvolvia ações para tentar integrá-los). As pessoas já não percebem mais a divisão entre o que é ON e o que é OFF, haja vista a já habitual prática de navegar pela internet e ficar postando nas redes sociais enquanto se vê televisão. Para os consumidores o que importará mais a partir de 2013 são conteúdos práticos e experiências agradáveis independentemente dos fatores onde, como e quando.

0
Categoria: Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *