6 fatores que fazem as pessoas odiarem receber e-mail marketing

O E-mail Marketing pode ser uma excelente ferramenta para divulgar seus produtos ou serviços, informar seus clientes e estabelecer um relacionamento mais estreito com seu público-alvo.

Porém, uma campanha de E-mail Marketing pode ser também invasiva, inadequada e extremamente irritante. Isso acontece quando não se tem um planejamento consistente e quando se ignora a experiência do usuário.

Há uma série de fatores que podem fazer com que as pessoas odeiem receber esse tipo de material, e hoje vamos destacar para você alguns deles. Acompanhe e evite que a imagem e os negócios da sua marca sejam prejudicados…

1. Envio de e-mail sem permissão: O famoso SPAM é um dos fatores mais detestados. Encarado como uma verdadeira invasão, esse tipo de peça vai contra as normas do Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing e ainda confere à empresa que o adota uma imagem de amadorismo e “picaretismo”;

2. E-mail sem opção de cancelamento: Não oferecer a possibilidade de encerrar o recebimento das mensagens é tolher a liberdade do usuário e, assim, dar a ele boas razões para passar a odiar sua empresa. A opção de opt-out deve estar sempre presente e de modo facilmente identificável;

3. Frequência de envio desenfreada: Receber E-mail Marketing a todo o momento tira qualquer um do sério. Além de entupir a caixa de entrada, esse tipo de prática confunde o usuário, que em pouco tempo passa a excluir as mensagens antes mesmo de abri-las. O ideal é conhecer os hábitos de sua base de contatos para realizar os disparos nas horas e dias mais adequados, sem exageros, sem “encheção” de saco;

4. Excesso ou carência de informações: Uma peça cheia de apelos, textos e imagens cansa logo na primeira batida de olho – ninguém tem tempo de ficar lendo uma bíblia via e-mail! De modo diferente, a falta de informações pode deixar o usuário com dúvidas. Por isso, tudo precisa estar muito bem equilibrado e organizado dentro peça;

5. Links errados ou quebrados: Muitas vezes é necessário encaminhar o usuário para o site a fim de que ele confira mais detalhes sobre o que foi anunciado, ou para que ele realize a compra do produto exibido no e-mail. Mas se o link não funciona ou o direciona para uma página diferente daquela que deveria lhe fornecer mais informações, então a experiência se torna frustrante e indesejável;

6. Mensagem sem relevância: Alguns conteúdos não fazem nenhum sentido ou não têm a menor importância para determinados usuários. Esse tipo de erro geralmente acontece em campanhas de E-mail Marketing que são 100% padronizadas, onde não há uma preocupação real com os interesses diferenciados de uma parcela do público-alvo.

Evidentemente você não quer que as pessoas odeiem receber os materiais da sua empresa. Pelo contrário, o que você quer é que elas fiquem ansiosas para conferir as próximas peças.

Sendo assim, capriche e deixe sua campanha de E-mail Marketing nas mãos de quem realmente entende do assunto!

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Categoria: Marketing Digital

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